sábado, 24 de novembro de 2012

Insetos: Ordem Collembola


A ordem de insetos COLLEMBOLA é muito pouco conhecida das pessoas. Isso porque as suas espécies não passam de 5 mm de tamanho. Isso mesmo! São incrivelmente minúsculos. Apesar disso, acredita-se de existam mais de 6 mil espécies.
Esses bichinhos são insetos ametabolos (não sofrem metamorfose) e são dos poucos representantes de insetos que não possuem asas (apterigotos). Apesar de não vermos collembolos por aí (eu mesma só vi um desses ao vivo e em cores durante um aula na pós-graduação), eles são extremamente abundantes. Podem ser encontrados nos solos úmidos, entre musgos, sob folhas caídas e no meio de troncos apodrecidos. Algumas espécies vivem até em água doce e areia da praia. E pasmem! São tão leves e pequenos que podem viajar longas distancias transportados pelo vento!
O que eles comem? Bem, eles comem de tudo: vegetais ou animal em decomposição, algas, fungos e liquens. Alguns comem pólen ou mesmo praticam canibalismo. Os maiores inimigos dos collembolos são ácaros, besouros e aranhas.
Uma curiosidade incrível desses bichinho é que eles possuem uma estrutura chamada de “fúrcula”, que fica abaixo do abdomen e serve como uma tipo de trampolin pra o bichinho. A fúrcula ajuda esses insetos a darem saltos de até 10 cm. O que não é pouco, para um baixinho de 3 mm, né?

Retirado de http://diariodebiologia.com/2009/04/todos-os-insetos-ordem-collembola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário