sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aula Prática de Microbiologia - Coloração de Gram

Coloração de Gram
 
 
O tema da aula prática de Microbiologia ministrada pelo Professor Gabriel Nogueira, foi Coloração de Gram, onde foi possível diferenciarmos as bactérias em Gram Negativas e Gram Positivas, e também classifica-las pela morfologia bacteriana.


"A coloração de Gram é um importante teste realizado nos laboratórios de microbiologia, sendo um recurso auxiliar no diagnóstico de doenças bacterianas. A partir de um determinado perfil tintorial as bactérias coram-se de roxo ou de rosa e conseqüentemente são classificadas como Gram-positivas ou Gram-negativas, respectivamente. A coloração de Gram envolve uma série de procedimentos antes de chegar à etapa final de leitura da lâmina preparada: envolve a confecção do esfregaço, sua fixação e passa pela coloração propriamente. Nesta, o corante Cristal Violeta adsorve-se nas células, forma um complexo com o iodo (Lugol) e após a etapa diferencial, com álcool-acetona, as células são contra-coradas com Fucsina de Gram." (FREITAS, Valdionir da Rosa e PICOLI, Simone Ulrich. A Coloração de Gram e as variações na sua execução, 2007.)
 
 
Como realizar a coloração?
 
1- Preparar e fixar o esfregaço numa lâmina de vidro.
2- Após a secagem do material, cobrir o esfregaço com o Cristal Violeta por um minuto e em seguida enxaguar em água corrente.
3- Cobrir com o mordente, a solução de lugol (iodo), por mais um minuto e em seguida enxaguar em água corrente.
4- Descorar com a solução de álcool-acetona até que não se tenha mais resquícios de corante e enxaguar novamente em água corrente.
5- Contra-corar com a Fucsina (ou safranina) por um minuto e enxaguar em água corrente.
6- Deixar secar ao ar.
7- Observar ao microscópio optico na objetiva de 100x utilizando óleo de imersão.
 
 
 
O que veremos então?
 
 
Ao observar a lâmina pronta no microscópio optico, veremos as bactérias Gram Positivas coradas em roxo e as Gram Negativas coradas em vermelho.
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário